CLIPPING

A FORÇA DO AFROCONSUMO
Há cerca de dois meses, a diretoria de marketing da General Mills, gigante americana que comanda a Häagen-Dazs, fez uma chamada pública para contratação de sua nova agência de publicidade, nos Estados Unidos... continue lendo
ETNUS LANÇA RESULTADOS DE PESQUISA SOBRE AFROCONSUMO EM SÃO PAULO
O estudo Afroconsumo: Pesquisa sobre hábitos e comportamento acaba de ser lançado pela consultoria Etnus. Representando 54% da população do país e 37% dos paulistanos... continue lendo
NEGÓCIOS COM PROPÓSITO. ECONÔMICO E SOCIAL
“Eu desejo ganhar dinheiro. Aliás, muito dinheiro. Mas esse dinheiro só fará sentido para mim se vir como fruto de meu trabalho e de meus ideais”. A frase proferida pelo empreendedor Helder Dias, fundador da agência de modelos HDA Models... continue lendo
EMPRESA OFERECE CAPACITAÇÃO PARA AFRODESCENDENTES
Logo no início, fizemos uma parceria com a Etnus Afroconsumo que presta serviços de consultoria e de pesquisa. Levantamos dados sobre as características dos... continue lendo
PESQUISA DA CONSULTORIA ETNUS MOSTRA QUE MUITAS EMPRESAS DEIXAM DE GANHAR DINHEIRO AO NÃO PRIVILIGIAR ESTE CONTIGENTE
Há cerca de dois meses, a diretoria de marketing da General Mills, gigante americana que comanda a Häagen-Dazs , fez uma chamada pública para... continue lendo
O QUE HÁ DE INOVADOR NA DIVERSIDADE BRASILEIRA?
Falar de inovação não significa apenas pensar no futuro, mas também observar quais pontos do presente, e mesmo do passado, precisam ser iluminados de uma maneira que ainda não foram. Muito se fala sobre a diversidade brasileira e há quem diga que sempre se batem nas mesmas teclas. Mas... continue lendo
FERNANDO MONTENEGRO, FUNDADOR DA ETNUS
Fernando Montenegro, é Consumer Insight Research especializado no estudo do comportamento dos consumidores Afro-brasileiros da capital paulista. Formado em Produção... continuar lendo
PRECISAMOS FALAR SOBRE O "BLACK MONEY" 
Segundo levantamento feito pelo Sebrae, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), os negros correspondem a maioria dos empresários do pais... continue lendo
O EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA E SEUS DESAFIOS NO MUNDO DA MODA!
O projeto da 1ª roda de debate Blog Plusforyou com o tema “O Empoderamento da Mulher Negra no mercado da moda” vem com a proposta de realizar um encontro com pessoas relacionadas ao mundo da moda, promovendo uma reflexão e transformação ... continue lendo
PUBLICIDADE PREFERE PAIS BRANCOS COMO PROTAGONISTAS, APONTA ESTUDO
"Racista, sexista e machista." O diagnóstico sobre as campanhas publicitárias brasileiras é resultado de uma pesquisa feita pela agência de propaganda Heads, que apresentará seu estudo na sexta-feira (28), em um evento da ONU Mulheres, no... continue lendo  
CONSUMIDORES INVISÍVEIS - PUBLICIDADE BRASILEIRA IGNORA A REPRESENTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA
ETNUS | Afroconsumo, verificou que a ausência de pessoas negras dentro das agências de publicidade/comunicação e/ou em departamentos de marketing/comunicação das empresa... continue lendo
O EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA NO MERCADO DA MODA
Olá Cheirosas, tudo bem? Vocês já sabem que recebi um convite muito especial para participar da Primeira roda de debate sobre o Empoderamento da Mulher Negra no Mercado da Moda, Top não? Falei sobre ... continue lendo 

ENTREVISTAS E PALESTRAS

1PAPORETO ENTREVISTA FERNANDO MONTENEGRO 
Fomos entrevistados pela apresentadora do programa 1PapoReto, Carolina Stanisci,  onde falamos sobre a ETNUS, o conceito de afroconsumo, linguagem dos afrodescendentes e tendências desse nicho. Clique e escute.
PALESTRA PARA A EQUIPE DA PANDE DESIGN
Fomos convidados a apresentar para toda a equipe da Pande Design, a pesquisa que realizamos sobre Afroconsumo na cidade de São Paulo. Mostramos um panorama de quem são os Afroconsumidores da capital paulista e como o recorte étnico-racial pode interferir nos hábitos de consumo.
RODA DE CONVERSA DURANTE DESFILE DE MODA PLUS SIZE
Participamos da 1ª Roda de Debate “O Empoderamento da Mulher Negra no Mercado da Moda", organizado pela Plus Size For You, onde trouxemos contribuições acerca do Afroconsumo na moda. Confira como foi o evento.
ENTREVISTA AO JORNAL DA CULTURA
Fomos entrevistados pelo do Jornal da Cultura, onde falamos sobre a ausência do Negro na publicidade brasileira. Os dados da reportagem estão na pesquisa da ETNUS, que identificou que apenas 12,5% dos comerciais rodados no horário nobre mais caro da Tv Brasileira, tinham protagonistas Negros.
II SIMPÓSIO DE INTELIGÊNCIA EM MÍDIAS SOCIAIS
A convite do IBPAD, durante a mesa "Dados para conhecer a diversidade", ao lado da Professora e Jornalista Soraia Lima e da Juliana Freitas, Business Intelligence do Grupo Abril (núcleo da Capricho), apresentamos dados de consumo da população negra, alguns elementos que interferem na relação de comportamental de consumidores, além de mostrar  indicadores econômicos da maioria étnico-racial do Brasil. Assista como foi.
MESA SOBRE AFROCONSUMO E AFROEMPREENDEDORISMO
O Festival Path, um dos principais festivais de inovação do Brasil, nos convidou para a mesa "Afroempreendedorismo para atender uma demanda orfã no mercado: o Afroconsumo". Nela, aconteceu um bate-papo com Fernando Montenegro (ETNUS), Adriana Barbosa (Instituto Feira-Preta), Helder Dias (Hda Models) e Whellder Jesus (Encontre Afro). 
PALESTRA NO MUSEU DE ARTE DO RIO
A convite da equipe da Feira Preta, palestramos no painel Afroconsumo, dividindo a mesa com: Nathália Cabral (Youtube - Google), Nanda Cury (Blog das Cabeludas), Élida Aquido (AfrôBox), Diego Gervaes (Black Codes), Patrícia Moura (Heads Propaganda), Kenia Maria (OTBPV: O "Tá Bom Pra Você?), Ana Paula Peres do Nascimento (L'Oreal Brasil). A mediação ficou por conta da Thais Ramos (Blog Se Não Me Vejo Não Compro). 
PALESTRA NO GOOGLE CAMPUS SÃO PAULO, SOBRE INDICADORES DE CONSUMO DA POPULAÇÃO NEGRA
A convite da equipe da Black Codes Consulting (Adriana Barbosa e Diego Gervaes), dividimos um pouco nosso trabalho durante o evento que tratou da diversidade no mundo corporativo e como os códigos da comunidade negra precisam ser desvendados, para pensarmos o consumo. Conduzido pela apresentadora do Programa Metropólis (Tv Cultura), Adriana Couto, além da palestra da ETNUS, aconteceram as exposições de Renato Meirelles (Instituto Locomotiva), Diego Gervaes (Black Codes), Miriam Scavone (Avon), Nelson Boyce (Google - Nova Iorque), McGhee Williams Osse (Burrell Communications - Chicago).
SEMINÁRIO "O PROFISSIONAL NEGRO E O MUNDO DO TRABALHO"
ETNUS foi convidada a participar do painel: “Mercado de Trabalho & Consumo”, na universidade FMU, falando sobre a força econômica do Afroconsumo. Assista acima, como foi.
RODA DE CONVERSA SOBRE AFROCONSUMO NA MODA
A convite do África Plus Size Fashion Week Brasil, participamos de um Fashion Talk, no evento África Fashion Day, onde falamos sobre o conceito de Afroconsumo no campo da Moda, juntamente com Rafael Pinto, que explanou a respeito do Afroempreendedorismo. 
2017 © ETNUS | Planejamento e Pesquisa - Especialistas em comportamento afrodescendente. Todos os direitos reservados.
contato@etnus.com.br | +55 11 2769-2006